Aggreko | Notícias e Eventos
domingo, 28 de maio de 2017

A Vantagem da Mobilidade na era da Energia Distribuída

Volker Schulte

Diretor do Grupo de Manufatura e Tecnologia da Aggreko

As Utilidades Elétricas serão baseadas em energia distribuída no futuro. O caso específico do uso de equipamentos móveis para energia distribuída é um exemplo ainda mais convincente desta situação. Existem 9 razões para acreditar que a energia distribuída móvel será o modelo do futuro.

1. Resiliência - Envelhecimento e a crescente falta  de confiabilidade na infraestrutura da rede

Os grandes consumidores de energia decidem por uma solução cativa de forma a aumentar a resiliência contra a falta de energia. A confiabilidade da rede está sujeita a pressão de algumas economias desenvolvidas como resultado da integração em larga escala de fontes renováveis e do envelhecimento da infraestrutura.

2. Segurança Cibernética

As redes centrais estão cada vez mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Na geração distribuída há a vantagem de ser mais difícil produzir uma interrupção de energia em escala através de um ataque cibernético.

3. Eficiência e Custo de Energia

A eficiência de novas tecnologias de geração distribuída tem se tornado mais competitivas do que as redes. Os painéis solares, armazenamento de energia, motores a gás e a cogeração são soluções que superam o sistema em rede em termos de custo de energia, levando-se em consideração os impostos e outras despesas, bem como as ineficiências na rede através do aumento de volatilidade causado pela integração com fontes renováveis.

4. A mudança de valores - Serviços de Energia x Produção de Energia em Carga Básica

A produção de energia em carga básica torna-se uma commodity e os valores mudam para serviços de energia mais inteligentes, que são ativados através do armazenamento de energia e de algoritmos de dados orientados através do gerenciamento de multi-tecnologias de geração e armazenamento em sistemas de distribuição.

5. A energia solar barata é a nova carga básica

A energia solar tornou-se muito barata e seus custos estão diminuindo ainda mais, estando esta destinada a tornar-se uma nova forma de energia de carga básica "comoditizada". Isso pode parecer um contra senso, já que a energia solar não está disponível o tempo todo, mas os sistemas de armazenamento e as micro-redes flexíveis aliadas à geração térmica poderão permitir isso.

6. Os custos de armazenamento estão diminuindo

Os custos de armazenamento de energia estão caindo rapidamente com as baterias de íon-lítio, sendo esta a tecnologia de escolha dos veículos elétricos que estão liderando esta tendência. Mas há também outras baterias de armazenamento químico que terão custos ainda menores para os processos de armazenamento de energia nos períodos de baixo preço e descarregamento da energia nos períodos de alto preço.

7. O advento dos Veículos Elétricos

Haverá um crescimento sem precedentes do número de veículos elétricos na próxima década. Os veículos elétricos não somente aumentarão a demanda geral de energia elétrica, mas também precisarão de uma enorme infraestrutura de estações de carregamento que, por sua vez, precisarão de energia distribuída local, já que a infraestrutura de distribuição não será adequada para isso. Além disso, os próprios veículos elétricos serão dispositivos de armazenamento que poderão contribuir no gerenciamento de carga distribuída.

8. Financiamento

É muito arriscado para os investidores privados investirem em grande escala em centrais de energia ou na modernização de redes de transmissão de energia, com um horizonte de investimento de 30 anos, na ausência de regulamentação governamental de apoio. Os ativos para geração distribuída podem ser alugados e operados por um prestador de serviços. A Aggreko está perfeitamente posicionada com um grande balanço patrimonial, capacidade de financiamento e experiência de longa data em leasing de ativos de energia.

9. Mobilidade

Agregando a vantagem de mobilidade à vantagem de financiamento, se abre a possibilidade de substituir ativos após um curto período de tempo para se atualizar com novas tecnologias. Isso oferece flexibilidade total a um cliente tendo ele um prestador de serviços que opere, mantenha e possua sistemas complexos de tecnologias de multi-geração. Mesmo a duração de um contrato pode ser variável. A operação de softwares e análise de dados é a chave para isso. A capacidade de entender a forma como os diferentes ativos são operados e a capacidade de gerenciar seu ciclo de vida através de análises avançadas também é chave para o sucesso. Uma organização como a Aggreko também agrega a escala global e a logística para resolver os problemas de reutilização de ativos dentre as várias utilizações possíveis durante seu ciclo de vida. E isso, por sua vez, permite melhores condições de financiamento.

O caminho pela frente

Hoje, a Aggreko é a maior fornecedora de energia distribuída em todo o mundo com mais de 10GWs de ativos de geração de energia. A pegada é verdadeiramente global com um modelo de negócio de energia móvel de aluguel que funciona no mundo industrial e no mundo emergente. As vantagens tradicionais da energia móvel em formas altamente padronizadas e modulares suportam um modelo altamente transacional de aluguel local, além de um modelo de logística global capaz de construir plantas de geração de energia em larga escala em um curto período de tempo. Não é necessário nenhum investimento inicial do cliente.

Este modelo de negócio é ideal para ser transposto por um modelo de energia distribuída, também baseado em tecnologias renováveis e ativos de micro-redes de multi-geração. Isso resulta em um serviço de balcão de negócios de energia devido à capacidade de integrar múltiplas tecnologias de geração através de nossa tecnologia de controles e softwares. Isto é, solar, armazenamento, diesel e geração a gás. O conceito de micro-redes móveis possibilita isso. O aspecto da mobilidade significa que os clientes não precisarão financiar ativos nem precisarão de conhecimento operacional para estes complexos sistemas, também não precisarão se preocupar com o fator de risco da obsolescência tecnológica associado com novas tecnologias como o armazenamento por baterias. Os dados e as operações analíticas direcionadas de micro-redes é também são ingredientes chave.

A Vantagem da Mobilidade na era da Energia Distribuída

Segue nosso novo contato da Aggreko Brasil: Jaguariúna Park Industrial - Praça Emilio Marconato, n. 1.000, Galpão G45 Cidade de Jaguariúna, Estado de São Paulo - CEP 13.820-000

(019) 3867 6650

Solicite um Orçamento