Aggreko | Notícias e Eventos

O que a interrupção de um armazém frigorífico significa para você?

A interrupção do funcionamento de um armazém frigorífico pode causar problemas significativos. Chris Smith faz recomendações para evitar uma crise de refrigeração.

Armazéns frigoríficos são críticos e é sempre importante prestar especial atenção a essas instalações. A falta de capacidade adequada de armazenamento a frio também pode ser um limitador do crescimento potencial do negócio.

Para prevenir um incidente que possa afetar o seu negócio, é importante conhecer suas opções com antecedência para que você seja capaz de se recuperar rapidamente e não tenha que aprender como lidar com o problema durante uma crise.

Dedique tempo com o seu prestador de serviços de refrigeração para verificar suas instalações e discutir as opções - existem mais do que você pensa!   Em muitos casos os negócios se beneficiam com a implantação de um Plano de Contingência, que descreva os requisitos técnicos, equipamentos, logística e prestadores de serviços necessários em casos de emergência.

Sistemas de refrigeração locados ou equipamentos tipo chiller são opções para manter um armazém operando após a falha de algum equipamento, ou quando a planta precisa ser desligada para realização de manutenção.

Empresas de locação podem fornecer equipamentos que atendam às necessidades de quilowatts que estiverem sendo mantidos off-line. A Aggreko, por exemplo, possui chillers especializados que podem alcançar temperaturas de -45ºC para garantir que alimentos refrigerados sejam mantidos dentro dos limites de temperatura necessários.

Unidades de tratamento de ar refrigerado podem ser instaladas dentro do armazém e conectadas aos chillers por mangueiras ou tubulações para fornecer refrigeração pelo tempo que for necessário.

Normalmente, a visita à planta leva apenas algumas horas, a partir da comunicação da emergência. Uma análise técnica da planta é realizada e a solução mais apropriada é especificada. A instalação de equipamentos modulares pode ser feita dentro de dois ou três dias.

Entretanto, quando se trabalha com clientes que já possuem um Plano de Contingência este processo pode ser muito mais rápido. Quaisquer modificações necessárias em tubulações ou conexões serão também realizadas, prevenindo atrasos em um momento tão crítico.

As alternativas

A única alternativa viável ao aluguel de equipamentos de refrigeração é identificar outro armazém com equipamentos de refrigeração já instalados, e então transportar os estoques para lá utilizando caminhões - uma opção que demanda muito tempo e de alto custo.  A refrigeração modular pode ser instalada por cerca de 1/5 desse custo. Por exemplo, um armazém frigorífico em um centro de distribuição começou a ter uma elevação de temperatura acima dos limites permitidos, a Aggreko foi acionada para identificar uma solução rápida para prevenir a deterioração dos alimentos estocados.

Trabalhando com o prestador de serviços de refrigeração do cliente, a Aggreko identificou que as unidades de ventilação dentro do armazém frigorífico estavam congelando devido ao baixo desempenho dos evaporadores, humidificadores e da entrada de ar quente. Isto estava resultando na redução da capacidade de refrigeração e fazendo com que a temperatura no armazém aumentasse. O time de controle de temperatura vistoriou a planta em quatro horas e conseguiu sugerir uma solução rápida e de baixo custo.

O esquema para suplementar os 150 kW necessários foi realizado através da utilização de três chillers de 50 kW cada para atingir uma temperatura constante de -19ºC. Estas unidades alimentavam um total de nove unidades de tratamento de ar refrigerado. A funcionalidade de descongelamento foi programada para garantir que apenas uma das nove unidades fizesse o processo de descongelamento de cada vez, garantindo a capacidade de kW necessária.

O equipamento era alimentado por três geradores de energia a diesel com uma saída combinada de 500 kVA. Os chillers da Aggreko são capazes de atingir temperaturas de-30ºC, sendo assim, o sistema foi capaz de aumentar a capacidade de cada unidade de tratamento de ar, reduzindo o número de unidades necessárias dentro do armazém frigorífico.

O equipamento foi acompanhado por uma tecnologia de monitoramento 24 horas por dia, transmitindo informações críticas como desempenho de bomba, níveis de combustível e consumo, monitoramento de carga e diagnósticos.

Esta solução criada na medida permitiu que o prestador de serviços de refrigeração do cliente pudesse desligar elementos da planta para reparo e manutenção, enquanto o cliente estava seguro ao saber que a temperatura do estoque seria mantida de forma constante dentro dos limites necessários.

Chris Smith é Chefe de Controle de Temperatura da Aggreko.

O que a interrupção de um armazém frigorífico significa para você?

Segue nosso novo contato da Aggreko Brasil: Jaguariúna Park Industrial - Praça Emilio Marconato, n. 1.000, Galpão G45 Cidade de Jaguariúna, Estado de São Paulo - CEP 13.820-000

(019) 3867 6650

Solicite um Orçamento