Energia para o Rock in Rio: Aggreko inicia fornecimento

Energia para o Rock in Rio: Aggreko inicia fornecimento

08/09/2011 - Falta pouco para o Rock in Rio 2011, e as empresas responsáveis pela infraestrutura do festival iniciaram os preparativos para a Cidade do Rock. A Aggreko, fornecedora oficial de energia e climatização de todo o evento, já em agosto começou a disponibilizar energia como fonte de suporte ao inicio da montagem da estrutura do evento.

Para um evento do porte do Rock in Rio, considerado um dos maiores no setor de música e entretenimento em todo o mundo, serão disponibilizados pela Aggreko um total de 49 geradores, com potências entre 25 e 800 kVA. A energia gerada por estes equipamentos será de 12.790 kVA, quantidade suficiente para abastecer cerca de 11 mil residências ao mesmo tempo – ou uma cidade inteira com aproximadamente 40 mil habitantes, como Paraty, município do litoral oeste do estado do Rio de Janeiro. Mais 650 toneladas de refrigeração (TR) serão responsáveis pela climatização das tendas, área VIP e sala de imprensa, em uma área total de 4.050 m².

As instalações do Rock in Rio serão abastecidas com sistema duplo de geradores, que trabalharão simultaneamente, garantindo que som, iluminação e transmissão do evento transcorram sem risco de interrupção. “Significa que, em caso de eventuais falhas, o fornecimento de energia será mantido através de geradores back ups”, garante Diógenes Paoli Neto, diretor da Aggreko para a América do Sul. “O sistema duplo de geração de energia também é fundamental para garantir o funcionamento do centro de transmissão ao vivo dos shows. Quem estiver assistindo o Rock in Rio de casa poderá acompanhar os shows ao vivo”, acrescenta o executivo.
 
Os equipamentos da Aggreko deverão estar prontos e testados 15 dias antes do início do evento. Diogenes destaca a importância de um trabalho minucioso e adianta que, para isso, foram escalados 20 técnicos especializados que comandarão a montagem e a instalação dos equipamentos na Cidade do Rock. “É uma grande responsabilidade, principalmente por se tratar de um evento de grande porte e com repercussão em todo o mundo. A atenção precisa ser total”, aponta o executivo.
 
Já com tudo pronto para o festival, a Aggreko estará presente na Cidade do Rock durante a realização dos shows com cinco profissionais a postos durante 24 horas por dia. Diariamente, após o encerramento das atividades, a equipe técnica fará a manutenção e reabastecimento dos equipamentos no local.