Aggreko | Notícias e Eventos
quarta-feira, 19 de abril de 2017

Aggreko agrega valor ao setor de mineração

A Aggreko tem destacado os benefícios de sua tecnologia híbrida solar-diesel para o setor de mineração global.

Karim Wazni, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Renováveis da Aggreko, disse ao site "Energy and Mines" que o aumento dos custos de energia e a confiabilidade do fornecimento são os dois maiores desafios energéticos que levam o setor de mineração a considerar as energias renováveis.

"Cada vez mais as mineradoras on e off-grid estão olhando para diferentes opções de energia alternativa, de maneira que a energia torne-se mais barata e confiável, atendendo assim suas necessidades energéticas", diz Wazni. Em algumas regiões, a energia renovável já é a fonte de energia mais acessível, devido às recentes quedas no preço das energias solar e eólica, acrescenta. "E se a energia renovável estiver integrada a um sistema híbrido em uma mina, juntos eles podem reduzir drasticamente os custos de energia e o consumo de diesel", acrescentou Wazni.

"Uma vez instaladas, as energias solar e eólica não custam muito para serem operadas e são também muito previsíveis, enquanto o diesel é conhecido por sua extrema volatilidade."

O equipamento híbrido da Aggreko permite que as empresas de mineração cumpram suas responsabilidades sociais corporativas, já que apenas o diesel produz uma maior pegada de carbono.

"As minas são operacionais por apenas 10-15 anos, mas a energia renovável pode permanecer e servir às comunidades locais por muito mais tempo. Isso muda o ponto de vista sobre as mineradoras, passando de apenas fornecer um impulso temporário na empregabilidade local para realmente deixar um legado duradouro para uma comunidade", diz Wazni.

Para colaborar com as mineradoras em suas necessidades energéticas, a Aggreko desenvolveu sua própria solução híbrida, que combina a energia solar com geradores a diesel. "Nós garantimos que as minas híbridas usam o diesel e a energia solar da maneira mais otimizada possível para fornecer uma energia confiável e barata através de um único contrato", diz Wazni.

Para enfrentar os desafios financeiros, a Aggreko também oferece contratos flexíveis. "Nós estamos apenas pedindo as mineradoras um contrato com compromisso mínimo de pelo menos cinco anos", diz Wazni. A Aggreko já oferece uma gama de geradores a diesel, gás e HFO para locação, o que facilitou o desenvolvimento do sistema híbrido.

"É nosso papel assegurar que as mineradoras compreendam que as minas híbridas são tão confiáveis quanto as convencionais. É uma prioridade para nós identificar quanta energia solar cada mina pode integrar durante o dia e então resolver qualquer problema de intermitência através de geradores.”

A África, a Austrália e a América do Sul têm sido considerados os mercados mais adequados para a combinação solar-diesel, devido à abundância de energia solar nessas regiões.

Segue nosso novo contato da Aggreko Brasil: Jaguariúna Park Industrial - Praça Emilio Marconato, n. 1.000, Galpão G45 Cidade de Jaguariúna, Estado de São Paulo - CEP 13.820-000

(019) 3867 6650

Solicite um Orçamento